Carregando Post...

Automação Fiscal - Saiba como escolher os processos a serem automatizados

    A automação de processos tem por objetivo facilitar a rotina, minimizar as técnicas manuais na gestão financeira e em outros setores da empresa. Além disso, possibilita ter insights referente aos resultados da rotina financeira e indicadores pertinentes para a tomada de decisões e criação de estratégias.


Por conta dos avanços tecnológicos, automatizar os processos fiscais tem sido uma tarefa fácil e acessível. Essa automação garante a empresa, maior segurança e, consequentemente, mais praticidade e produtividade no desenvolvimento das atividades do negócio.


Mas como escolher os processos a serem automatizados? Confira neste conteúdo!


O que é automação de processos fiscal?


A automação já existe há bastante tempo, mas o conceito está em alta. Isso porque muitas empresas estão sendo beneficiadas com essa tecnologia, se destacando diante da concorrência. 


Essa tecnologia diz respeito à utilização de sistemas que operam sem a necessidade de intervenção humana. Isto é, as atividades e processos são feitos por RPA (Robotic Process Automation). Espécies de robôs inteligentes que agem conforme foram programados, mas reparando as falhas e prevenindo erros. 


A automação fiscal desempenha tarefas que se repetem na rotina da área fiscal ou que tem um valor agregado reduzido, mas que precisam ser executadas. Por consequência, facilita diversos processos, tornando o gestor capacitado para desenvolver funções mais relevantes, que demandam um entendimento mais aprofundado.


Um exemplo de automação é quando a empresa utiliza uma ferramenta que efetua os cálculos de impostos a serem pagos. E, assim que isso é feito, os dados são enviados ao Fisco


Sabe-se que os cálculos fazem parte da rotina do profissional, mas demandam bastante tempo e cautela. Por isso, quando as máquinas realizam essa função as atividades são feitas de forma mais ágil e com menos chances de erros. Sendo assim, o profissional pode realizar outros afazeres mais estratégicos.


Como automatizar os processos fiscais?


Para implementar a automação de processos fiscais na sua empresa, algumas ações devem ser realizadas antes de qualquer outra decisão. 


Entre elas, o mapeamento dos processos da empresa, preparação para receber a ferramenta e a escolha de uma solução completa e de confiança


Antes de iniciar e de escolher a plataforma, precisa-se mapear todos os processos da empresa, para saber quais as principais necessidades da organização. Bem como, constatar os principais gargalos - como as atividades atrasadas que demandam bastante tempo de execução e reclamações dos clientes ou impacto no fisco. 


Essa primeira etapa deve ser realizada com muito cuidado, pois quando não realizada pode haver uma contratação inadequada ao negócio. Assim como, a não realização desse mapeamento, pode dificultar o desenvolvimento dos profissionais e da empresa. 


Também é necessário que a organização esteja preparada para receber a ferramenta. No caso, a cultura da empresa deve estar focada na inovação através de soluções tecnológicas. 


Também é de extrema importância o treinamento e engajamento do time, mostrando a importância da mudança para o desenvolvimento do negócio. 


Precisa, ainda, mostrar os ganhos que os profissionais terão com a automatização, entre elas, atuar de forma mais ativa e intelectual.


Discovery Bot: auxiliando na automação fiscal


A Discovery Bot da Automation Anywhere, por exemplo, é uma solução inteligente e importante. Ela consegue descobrir, compreender e simplificar os processos de negócios com eficiência antes de automatizá-los. 


Sendo assim, é fácil de ser utilizada e eficiente para auxiliar na escolha de processos fiscais que podem ser automatizados. 


Essa solução pode trazer visibilidade nos processos que já foram automatizados nos sistemas da organização, como ERP, CRM, etc. E quando ocorre a descoberta de processos, esses processos são automatizados. 


Além disso, o sistema registra, analisa as ações repetitivas do usuário e, consequentemente, cria bots de RPA para executar essas ações de forma automática. 


Desse modo, pode ser útil no processo de automatização fiscal.


Benefícios da automação em processos fiscais

No cenário contábil, fiscal e tributário, a maioria dos atrasos são provocados por causa do trâmite quando as atividades são realizadas manualmente, aumentando as chances de falhas. 


Devido a grande quantidade de documentos, existe um gasto significativo de tempo para a empresa. Além do risco de deixar alguma informação importante passar despercebida. Por esse e outros motivos, a solução é automatizar os processos dessas áreas


Veja quais são os principais benefícios dessa automação:


  • Integração entre as áreas;

  • Análise de desempenho;

  • Centralização das informações;

  • Diminuição de custos;

  • Aumento de produtividade;

  • Controle e gestão de processos;

  • Indicadores de performance;

  • Compliance apurado.


A automatização de processos é uma excelente forma para tornar as operações fiscais muito mais eficientes.

Graças à maior visibilidade, a automação de processos gera mais eficiência e atualização de dados em tempo real.  Sem contar que é possível acessar as informações de qualquer lugar, em qualquer horário.

 Essa praticidade se soma ainda a outras facilidades, como:

  • Redução do tempo gasto com tarefas manuais ou repetitivas

  • Precisão de cálculos

  • Facilidade em monitorar compromissos fiscais durante períodos longos

  • Aumento da produtividade de todo o departamento fiscal

  • Redução de custos no desenvolvimento dos processos

  • Redução de falha

Automatize seus processos


Automatizar os processos fiscais é primordial para o desenvolvimento da empresa, incluindo as áreas contábil, fiscal e tributária. 



Esse processo garante uma série de diferenciais competitivos à organização e está revolucionando a forma com que o profissional atua, possibilitando o alcance de resultados confiáveis e precisos

Agora que você sabe todos os passos para automatizar os processos fiscais,
entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos?
Clique no mapa
Fechar Mapa

Entre em Contato

Temos a solução ideal para seu negócio!

Telefone

(11) 4617-8070

(11) 4617-8071

Email

contato@interatvi.com.br

Localização

Rua Adib Auada, 35, Bloco C (Sala 203) – Prime Office – Granja Viana (SP)